Responsabilidades de um Administrador de Banco de Dados
Um DBA (Database Administrator) pode fazer tudo que quiser em um banco de dados que é responsável, ele é o único com controle. Um DBA tem grande parte do poder, mas para grandes poderes é preciso grandes responsabilidades. O sucesso e falha de um banco de dados de corresponder as necessidades dos usuários e a satisfação dos objetivos da empresa recaem sobre o DBA. Um DBA tem que receber a culpa ou o louvor de um bom ou mau gerenciamento do banco de dados.
Dimensionamento e avaliação do hardware do servidor: Um DBA deve está por dentro da configuração do servidor onde irá rodar o Oracle. Tem que saber sobre memória, HD, CPU e outros recursos exigidos para suportar as operações do banco de dados. Entender a arquitetura do Oracle e os dados necessários para o negócio e a aplicação ajudará nessa tarefa.
Instalar os programas do Oracle e atualizações: É tarefa do DBA instalar o Oracle no servidor. Isso geralmente envolve mais do que colocar o CD e responder as perguntas do setup porque o Oracle é uma complexa peça de software que tem muitas interações com o sistema operacional. Ter certeza que o software esta instalado é rodando devidamente é a chave para ser um DBA de sucesso.
Planejar e arquitetar a estrutura do banco de dados: Uma vez o software instalado, o DBA precisa ter certeza que o layout da estrutura física dos dados e elementos lógicos do Oracle está feito de uma forma otimizada.
Criar banco de dados: Criar um banco de dados é o primeiro passo para administrá-lo.
Backup do banco de dados e implementar outras maneiras de segurança dos dados: Ter certeza que o banco de dados estará sempre disponível para os usuários, as perdas de dados estão minimizadas e que a recuperação será rápida e completa é uma das mais importantes tarefas de um DBA.
Criar e manter usuários do banco de dados: Se um novo usuário necessitar de acesso ao banco ou quando as exigências e permissões de um outro usuário mudar, o DBA tem que fazer as modificações necessárias para garantir o acesso apropriado.
Implantar software de terceiros: A empresa pode adquirir software de terceiros, o DBA é responsável pela adaptação do banco de dados a esse novo software.
Restaurar e recuperar banco de dados: O DBA deve ser capaz de recuperar o banco de dados após um desastre. A tolerância a falha e uma boa política contra desastre é necessária.
Monitorar e melhorar o banco de dados: Deixar o banco de dados com uma boa performance garantirá menos stress para os usuários do banco.
Como pode ser visto os deveres de um DBA são amplos e variados. Colocar o banco de dados Oracle em um hardware adequado com uma boa recuperação de desastres e uma boa estratégia de backup garantirá satisfação para os usuários e um aumento de satisfação nas tarefas diárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário