terça-feira, 15 de janeiro de 2008

OCP - Cap. 1 - Conceitos Básicos de Oracle

OCP: Certificação Oracle

Cap. 1 – Conceitos básicos de Oracle

Alguém uma vez disse que o melhor lugar para começar é o inicio. Com o Oracle significa entender a idéia de sistemas gerenciadores de banco de dados relacionais (RDBMS) e o que é um banco de dados.

Banco de dados na sua forma mais simples é um mecanismo de guardar dados/informações digitalmente. Um sistema de gerenciamento de banco de dados provê um método fácil de recuperar, adicionar, modificar ou remover dados.

A essência de um banco de dados relacional é que dados são compostos de um conjunto de ralações. Essas relações são implementadas em tabela bidimensionais com linhas e colunas. Essas tabelas são guardadas um banco de dados em um computador. O local físico das tabelas não precisa ser mostrado, apenas seus nomes. Cada linha das tabelas é unicamente identificada. A coluna que faz essa identificação é chamada chave primária. Quando as tabelas estão relacionadas o valor da chave primária em uma tabela pode ser colocado em uma coluna de outra tabela, essa coluna é chamada de chave estrangeira.

A linguagem que o Oracle usa é o SQL (Strutured Query Language). SQL é atualmente uma coleção de diferentes “linguagens”, cada uma com seu propósito particular.

DDL (Data Definition Language) – Usada para criar e modificar objetos no banco de dados. As declarações de DDL incluem CREATE, ALTER, DROP, RENAME e TRUNCATE.

DML (Data Manipulation Language) – É usada to modificar dados numa tabela no banco de dados. As declarações de DML incluem INSERT, UPDATE, DELETE e SELECT.

DCL (Data Control Language) – É usada para configurações de segurança para executar tarefas no banco de dados e manipular objetos no banco de dados. Declarações de DCL incluem GRANT e REVOKE.

O Oracle aprimorou o SQL para o PL/SQL, um conjunto de elementos de linguagem que pode ser usada to criar procedimentos estocados e outros sub-programas.

Cada RDBMS precisa suportar um número mínimo de objetos de banco de dados para completar as especificações básicas de um banco de dados relacional.

A coleção do Oracle de objetos do banco de dados inclui todos que são necessários para ser chamado de relacional, bem como outros que vão mais além do que é necessário, para prover funcionalidade adicional.

Essa objetos são: Tables, Column, Row, Cell, Constraint, View, Index, Partition, Cluster, Sequence, Synonym, Stored Procedure, Trigger, Function, Package.

Cada Objeto em um banco de dados Oracle pertence a um usuário. Um SCHEMA é uma coleção de todos os objetos de um usuário particular.

O Dicionário de dados do Oracle mantém todas as informações dos objetos no banco de dados, ele contém metadata. Metadata é dados sobre dados, ou seja, um conjunto de tabelas e outros objetos de banco que mantém informações sobre suas tabelas e objetos do banco de dados. O conjunto de tabelas do dicionário de dados é chamado tabelas base, no qual contém a informação básica sobre objetos de usuários no banco. As tabelas base não são acessadas diretamente. Para fazer acessar o dicionário de dados e obter informações são criadas uma série de VIEWs no processo de criação do banco de dados. Oracle tem três conjuntos de VIEWs do dicionário de dados: USER_views, ALL_views e DBA_views.

Nenhum comentário: