sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

OCP - Responsabilidades de um Administrador de Banco de Dados

Responsabilidades de um Administrador de Banco de Dados

Um DBA (Database Administrator) pode fazer tudo que quiser em um banco de dados que é responsável, ele é o único com controle. Um DBA tem grande parte do poder, mas para grandes poderes é preciso grandes responsabilidades. O sucesso e falha de um banco de dados de corresponder as necessidades dos usuários e a satisfação dos objetivos da empresa recaem sobre o DBA. Um DBA tem que receber a culpa ou o louvor de um bom ou mau gerenciamento do banco de dados.

Dimensionamento e avaliação do hardware do servidor: Um DBA deve está por dentro da configuração do servidor onde irá rodar o Oracle. Tem que saber sobre memória, HD, CPU e outros recursos exigidos para suportar as operações do banco de dados. Entender a arquitetura do Oracle e os dados necessários para o negócio e a aplicação ajudará nessa tarefa.

Instalar os programas do Oracle e atualizações: É tarefa do DBA instalar o Oracle no servidor. Isso geralmente envolve mais do que colocar o CD e responder as perguntas do setup porque o Oracle é uma complexa peça de software que tem muitas interações com o sistema operacional. Ter certeza que o software esta instalado é rodando devidamente é a chave para ser um DBA de sucesso.

Planejar e arquitetar a estrutura do banco de dados: Uma vez o software instalado, o DBA precisa ter certeza que o layout da estrutura física dos dados e elementos lógicos do Oracle está feito de uma forma otimizada.

Criar banco de dados: Criar um banco de dados é o primeiro passo para administrá-lo.

Backup do banco de dados e implementar outras maneiras de segurança dos dados: Ter certeza que o banco de dados estará sempre disponível para os usuários, as perdas de dados estão minimizadas e que a recuperação será rápida e completa é uma das mais importantes tarefas de um DBA.

Criar e manter usuários do banco de dados: Se um novo usuário necessitar de acesso ao banco ou quando as exigências e permissões de um outro usuário mudar, o DBA tem que fazer as modificações necessárias para garantir o acesso apropriado.

Implantar software de terceiros: A empresa pode adquirir software de terceiros, o DBA é responsável pela adaptação do banco de dados a esse novo software.

Restaurar e recuperar banco de dados: O DBA deve ser capaz de recuperar o banco de dados após um desastre. A tolerância a falha e uma boa política contra desastre é necessária.

Monitorar e melhorar o banco de dados: Deixar o banco de dados com uma boa performance garantirá menos stress para os usuários do banco.

Como pode ser visto os deveres de um DBA são amplos e variados. Colocar o banco de dados Oracle em um hardware adequado com uma boa recuperação de desastres e uma boa estratégia de backup garantirá satisfação para os usuários e um aumento de satisfação nas tarefas diárias.

Nenhum comentário: